top of page

Planejamento Tributário

  • Guilherme Chimentão
  • 4 de dez. de 2018
  • 1 min de leitura

A complexa carga tributária que incide sobre as empresas brasileiras é sempre uma dor de cabeça para os empreendedores, incluindo aqueles enquadrados no Simples Nacional, um regime tributário diferenciado para pequenas empresas.

O conjunto de regras a serem respeitadas é tão grande que você estará sempre sujeito a multas e outras penalidades caso não planeje o pagamento dos tributos com responsabilidade.

O QUE É PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?

É a gestão do pagamento de tributos de uma empresa e também o estudo de maneiras de reduzir, legalmente, a carga tributária que incide sobre ela, podendo ser dividido em duas categorias:

Estratégico - é o enquadramento da empresa no regime tributário mais conveniente e o conhecimento de outras particularidades fiscais, que variam de acordo com o ramo de atividade, estrutura de capital, localização, modelo de contratação de recursos humanos e outras.

Operacional - É o básico, os procedimentos estabelecidos na sua empresa para que sejam cumpridas todas as exigências legais. Você precisa incluir essas tarefas na sua rotina de trabalho e alinhá-la com a equipe contábil.

No planejamento tributário a principal premissa é a legalidade. Eliminar fato gerador, reduzir alíquotas ou retardar o pagamento dos tributos deve ser feito sempre de acordo com as leis vigentes.

Não corra riscos desnecessários, aposte em uma equipe de contabilidade competente, de confiança e, acima de tudo, ética e responsável.

Para que você entenda melhor para que serve a tributação no Brasil e como é importante conhecê-la, principalmente se você está iniciando um negócio, entre em contato e agende um horário com um de nossos Consultores.

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page